terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Irlanda é o berço do Halloween

Quem passou pelo centro de Dublin nos dias 30 e 31 de Outubro poderia pensar que a Irlanda estava em meio a uma guerra. De minuto a minuto era possível ver clarões e ouvir a sons de “bombinhas” e foguetes: Zuuuummm Boooommmm, Zuuuummm Boooommmm...da janela de meu apartamento. Mas não se espantem não, era somente a celebração do Halloween muito festejado na Irlanda, que é berço deste evento criado pelos povos Celtas, há cerca de 100 A.C.


Talvez por ser o local de origem, o Halloween é levado muito a sério aqui. Mais precisamente este ritual pagão nasceu no Condado de Meath, na montanha conhecida como Hill of Ward, localizada perto da pequena cidade agrícola Athboy. Em Meath sempre acontece as celebrações, digamos, mais culturais a respeito do Halloween na Irlanda.
Confira o que rolou por lá: http://www.meath.ie/media/Media,43499,en.pdf
                                     

Conta-se que os Celtas festejavam o ano novo no dia 1 de novembro, período em que o rigoroso inverno tomava conta da região, provocando muitas mortes, e o fim da colheita. A data marcava também o início da escuridão para os Celtas. Por essa razão, os sarcerdotes celebravam o festival de “Samhain” que era um ritual que permitia que as almas dos mortos, em busca de alimentos, tomassem os corpos dos vivos. Após o pôr do sol, tochas eram acesas em sete montanhas da região. Com medo de serem possuídas por esses espíritos malignos, as pessoas vestiam máscaras e trajes negros para espantar o “mal”. Daí a origem das fantasias no (Halloween=Samhain).

Halloween 2010

Aqui na Irlanda, os festejos prolongaram-se por mais de uma semana e aconteceram num espírito bem engraçado, com a realização de paradas, festivais de horror e muito mais. Como manda a tradição, as crianças se divertem batendo nas portas da vizinhança para cantar músicas, fazer brincadeiras e ganhar doces, chamado de “trick-or-treating” (em inglês) ou em festas realizadas em centros sociais, creches e escolas. Eu mesma estive presente em uma delas, acompanhando a “neném” que cuido.


A minha chefe irlandesa "A" disse-me que todos os anos enfeita a casa para uma grande festa familiar. Seus filhos se vestem tipicamente e visitam as residências na redondeza para fazer brincadeiras. Para ela, este evento é uma forma de preservar a cultura de seus ancestrais e de socialização também.

Decoração da casa de minha chefe "A"

Já os adultos, como bons irlandeses, lotaram os bares para beber e farrear. Em Dublin, o bochicho aconteceu principalmente no Temple Bar, região central onde estão concentrados os pubs. O que mais se via nas ruas eram pessoas fantasiadas de fantasmas, bruxas, esqueletos, vampiros e múmias, mas muitos usaram trajes de super heróis como a Mulher Maravilha, Batmam, Super Homem e outros; o que de certo modo, para mim, descaracteriza e tira a magia da festa.

De lá para cá o evento se transformou, hoje o Halloween é comemorado em quase todos os países, sendo uma festa global e adaptada às diferentes culturas. A tradição foi incorporada à cultura americana em 1840, quando os irlandeses fugindo da fome em seu País, imigrando-se para os USA, sendo hoje muito representativa. Segundo minha outra chefe “S” - irlandesa que viveu durante 20 anos em Nova York - a festança na América do Norte  é ainda maior do que a daqui.

Idade Média – Catolicismo e Santa Inquisição

O Halloween por ser uma festa pagã foi condenado na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamado de "Dia das Bruxas". Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos, pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.


Halloween no Brasil

"No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso País através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro)”. http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

2 comentários:

  1. Eu acho emocionante esse sentimento de levar a sério a cultura, coisa que particularmente é difícil de ver no Brasil. Quando tem poucos sem envolvem, acho que um dos momentos que todos entram no clima aqui é só no carnaval [e olha lá]. Adorei as informações (: Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri, eles levam a serio a comemoracao do Halloween por aqui, apesar da festa ser um pouco descaracterizada tambem, como falei no artigo. Na semana do Halloween acontecem muitos movimentos na cidade, mas nao era para menos, afinal a tradicao nasceu aqui ne? Obrigada por compartilhar comigo, volte sempre. Bj

    ResponderExcluir