domingo, 20 de março de 2011

São Patrício é sinônimo da nacionalidade Irlandesa


A comemoração do padroeiro da Irlanda “São Patrício” é muito maior do que vestir-se ou pintar-se de verde e pode ser considerada mais de caráter nacionalista do que propriamente religioso hoje em dia. O 17 de março tornou-se um evento internacional, talvez pelo fato da grande emigração dos irlandeses na época da Grande Fome no sec. XVIII, criando raízes por todas as partes do mundo. Portanto esta data não é festejada somente na “Ilha Verde”, as comunidades Irlandesas que estão espalhadas, seja nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Montserrat ou mesmo no Brasil se unem nesta época para celebrar e afirmar e orgulho de ser Irish. “Eles querem lembrar e salientar: - nós somos irlandeses neste lugar cheio de outros”, ressalta o padre irlandês, Patrick Mc Namara (conhecido como Patrício entre os brasileiros). Estima-se que mais de seis milhões de Irlandeses emigraram entre 1845 e 1950 e hoje cerca de 40 milhões vivem somente nos Estados Unidos, ou seja, tem mais Irish lá do que no próprio País, que conta recentemente com uma população de no máximo 6 milhões.

Celebração pelo mundo
A celebração somente tornou-se um feriado público no ano de 1903, mas as primeiras paradas de São Patrício aconteceram ainda no século XVIII, quando trabalhadores imigrantes irlandeses marcharam neste dia para fazer declaração política e reivindicar melhores condições de vida e emprego nos Estados Unidos. Segundo Patrício Mc o desfile em Nova York – que atualmente é o mais famoso do mundo - foi organizado com o intuito de mostrar a quantidade de irlandeses que moravam lá, visto que o governo local estava elaborando leis que iriam prejudicá-los. “Alguém teve esta idéia, a de mostrar quantos irlandeses tinha de fato na cidade e dizer que se estas medidas fossem postas em prática, prejudicariam milhares de pessoas”, diz ele.

O padre acredita que a comemoração também seja grande na Austrália porque lá vivem milhares de descendentes de irlandeses. “Muitos foram deportados por serem criminosos perante a lei criminal da Irlanda. Qualquer um que roubasse um pedaço de pão ou um par de sapatos, por exemplo, era detido e transportado para aquele País, por isso é muito comum os irlandeses terem parentes que moram naquele continente”, explica Patrício Mac.

Na Irlanda, o primeiro grande evento realizado em nome do seu padroeiro aconteceu no dia oficial do Santo em 1996: o "Saint Patrick's Festival". O evento foi impulsionado pela economia em ascensão na década de 90 e atualmente conta com uma vasta programação de eventos culturais durante toda a semana (veja http://www.stpatricksfestival.ie/). Mesmo assim o sacerdote irlandês assegura que os “Irish que residem fora celebram mais este dia do que os que vivem no próprio País”.

É engraçado como esta tradição ficou popular, até os Simpsons - do desenho animado - já participaram desta festividade, em diversos episódios.



Brasil
Embora não haja tantos irlandeses vivendo no Brasil, como em outros lugares, eles se encontram principalmente nos pubs das capitais para confraternizar e “bebemorar”, com tradicionais atrações que relembram a Irlanda, com bandas de música folclórica e comida típica. Digo “bebemorar”, pois o dia de São Patrício sempre acontece na quaresma - período que alguns católicos fazem jejuns - e segundo o irlandês e professor da língua Gaélica, Frainc Ó Broin, há uma tradição que somente neste dia os irlandeses se sentem liberados para se embriagarem e aliviar-se das promessas. Talvez esta seja uma boa desculpa para eles que são apaixonados por uma boa cerveja e adoram festejar.

Ao contrário da Irlanda, o brasileiro comemora a data da padroeira do Brasil - Nossa Senhora Conceição Aparecida - com muita religiosidade, segundo disse o padre Patrício Mc. Ele viveu no Brasil nas décadas de 70 a 90 e trabalhou em várias capitais na Campanha da Fraternidade e participou de perto da cultura religiosa local. “Quando trabalhava em São Paulo, todos os anos eu tinha que ir a Aparecida. Os padres - por sua vez - tem um impacto enorme na vida dos brasileiros, porque muitas pessoas que não vão à basílica acompanham as missas e as devoções pela rádio e TV. Eu vi a Sala das Promessas, têm milhares de pessoas que deixaram vestidos de noiva, braços e pernas de cera, documentos de trabalho, em agradecimento a graça que receberam com a intercessão da Nossa Senhora”.

Simbolismo da festa
Originalmente, o dia de São Patrício era dedicado à lembrança do sacerdote, mas com o tempo tornou-se uma ocasião religiosa importante, com missas e outras atividades litúrgicas, finalmente passando a fazer parte do calendário cristão na primeira década dos anos 1600. Patrício Mc Namara concorda que religiosidade ainda esta inserida na comemoração do padroeiro da Irlanda, mas para ele atualmente a festa no mundo é um momento de celebrar o fato de ser irlandês, é um momento de confraternização. “É uma festa familiar e nacionalista também. De fato, a parte religiosa está em segundo plano. Agora o momento é para celebrar a prosperidade e a criatividade, de celebrar a Cultura Irlandesa de um modo geral”, finaliza.

  
 Fotos acima: San Patrick's Parade - Dublin 2011.
Aproximadamente 5,2 mil pessoas lotaram as ruas no centro de Dublin.
Em Nova York a Parada contou com cerca de 2 milhoes de pessoas este ano.

São Patrício - O Missionário Cristão

O missionário cristão São Patrício foi enviado a Ilha em 432 d.C - pela Igreja Romana - para evangelizar os chamados povos Celtas.
Quando aqui chegou encontrou um povo dominado pelas crenças nos deuses da Natureza. Nesta época, os reis e os sacerdotes - conhecidos como druidas – exerciam total poder sobre o povo. “Estes dois tinham muita proximidade, andavam de mãos dadas um com o outro, o poder do rei e do sacerdote era muito semelhante”, explica o padre irlandês Patrício Mac Namara. Em cada reinado existia um druida que cuidava daquela aérea. Eles eram muito respeitados e influentes na sociedade.

Os druidas afirmavam que eram descendentes dos deuses da natureza e que tinham poderes de controlar a fertilidade da terra e do tempo - fazer ou parar a chuva. Devido à grande sabedoria adquirida em Ciência, conheciam poções para soluções de doenças físicas e espirituais e eram grandes alquimistas e conhecedores da linguagem das estrelas. Os druidas em seus rituais sagrados invocavam forças visando os mais diversos fins, quer estes fossem negativos ou positivos, isto dependia do tipo de ritual e das intenções das pessoas que deles participavam, sendo estas atividades vistas como pagãs aos olhos da Igreja Católica.

São Patrício inteligentemente se aliou aos reis, tentando assim tirar a força dos sacerdotes. Ele começou a destruir a influência dos druidas, destruindo o sagrado lugar das pessoas e iniciando a construção de igrejas e mosteiros. Em vez de ouvir os ensinamentos e conselhos dos druidas, as pessoas começaram a ouvir os ensinamentos de Roma. Como os druidas não deixaram a sua tradição escrita, com a sua morte a sua influência foi quebrada e esquecida.

Segundo o padre Patrício Mac Namarra, o missionário  São Patrício usou mesmo a folha do Trevo de três folhas para ensinar a Santíssima Trindade - agora considerado como símbolo nacional do País -, mas é somente uma lenda que ele espantou as cobras da Irlanda. “Cientificamente é comprovado que nunca existiram serpentes na Ilha”, sorri o padre. Talvez esta seja uma metáfora histórica, pois São Patrício veio para a Irlanda para abolir com as tradições pagãs e - na época - o símbolo dos druidas era a Serpente. Talvez seja esta a razão também que ele aparece esmagando esse animal com seu cajado.

A maior parte do que se sabe sobre São Patrício vem dos documentos que ele escreveu no final da sua vida, principalmente a “Confissão” – considerado como uma autobiografia espiritual. “Neste livro ele contou como era a sua vida e que ele se achava um pecador, pois quanto mais ele fazia, mais se considerava pequeno diante de Deus. Apesar de ser herói perante os irlandeses, ele citou que tudo dependia da vontade de Deus”, explica Patrício Mac.

São Patrício trabalhou durante cerca de 30 anos como missionário cristão na Irlanda e, digamos, ele teve êxito na sua missão, já que hoje a maioria da população é de católicos na atualidade. Não se sabe ao certo a data de sua morte, alguns dizem que foi no ano 493, mas uma data anterior de 461 parece mais provável. A tradição diz que ele morreu em Saul e foi enterrado na cidade de Downpatrick, na Cathedral Hill.

OBS: Matéria publicada na revista Newsbrazil,
que acaba de nascer na Irlanda, a qual sou colaboradora.

Assista a seguir a entrevista com Patrick Mc Namarra



O padre Patrick Mc Namarra trabalha no
Centro de Apoio de Brasileiros na Irlanda.
213 North Circular Road – Phibsboro – Dublin 7

6 comentários:

  1. Grande Danda! De volta aos blogs! Tava todo mundo te esperando.... ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo, aos pouquinhos vou voltando! bjo grande xx.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Danda, tudo certinho?
    Encontrei o seu blog no 'Mundo Pequeno', e vim fazer uma visitinha! Que tudo esteja 100% com você!
    Muito bacana o post, e as fotos são lindíssimas! Parabéns.
    Em Boston, tive a oportunidade de participar dessa festividade. A Harvard sq ficava coloridíssima,cheia de barraquinhas, músicos, muita arte e alegria. Adorável!

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000 e fui para os USA estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda - sou casada com um holandes.
    O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha um ótimo dia!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    ResponderExcluir
  4. Oi Josane, Que delicia receber seu carinho virtual. Na verdade ando um tanto sem inspiracao para escrever no meu blog, mas tenho recebido varias mensagens de meus leitores pedindo para que eu retorne, e eu farei isto pois escrever me traz um bem enorme.
    Ja entrei no seu cantinho e me cadastrei la. Sera um enorme prazer ler o prefacio de seu livro e desde ja te parabenizo pela dedicacao.
    Quanto ao choque cultural, acredito que teremos que viver com isto para sempre nao e? De uma certa forma gosto muito da Irlanda, so sinto muita falta de minha familia, bons amigos e de meu emprego. Nao conheco a Holanda, mas imagino que deve ser um Pais muito bonito.
    Tenha um perfeito dia tambem. Vamos nos falando.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra,
    Adorei o seu blog. Vou passar sempre por aqui.
    Grande abraço e saudades

    Marcela

    ResponderExcluir
  6. Legal Marcela, vem sempre me visitar aqui. Bom saber que gostou do Blog. Saudades tambem.

    ResponderExcluir