domingo, 24 de abril de 2011

“Easter Sunday” contou com forte fiscalização para precaver atentado de bomba

Hoje na parte da manhã fui ver a solenidade pública que homenageia aos irlandeses que lutaram e que faleceram no levante "A Revolta da Páscoa" em 1916, conhecido como “Easter Sunday”.






Toda a rua O’Connell estava fechada e a segurança foi total. Acredito que estas medidas foram tomadas devido aos alguns últimos atentados que aconteceram na Irlanda do Norte, onde um policial foi morto em 02 de Abril e uma outra bomba foi desativada no dia 09, do mesmo mês.
Para se ter uma idéia, todos que quiseram assistir a cerimônia teve que passar por uma forte fiscalização e todas as lixeiras do local foram lacradas como prevenção de atentados, segundo explicou meu marido “M”.

Apesar de toda a segurança providenciada, a cerimônia foi emocionante e em clima de civismo e paz em frente ao General Post Office (prédio do Correio, onde aconteceu à revolta em 1916) e durou cerca de uma hora. Estavam presentes Militares e personalidades da política local, além do primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, e da presidente da Irlanda, Mary McAleese.



presidente da Irlanda, Mary McAleese





primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, sendo entrevistado pelos jornalistas



















“Easter Sunday” - Rebelião de 1916

"A Revolta da Páscoa" em 1916 ocorreu no centro de Dublin - entre os dias 24 e 29 de abril - quando nacionalistas irlandeses tentaram derrubar as leis britânicas para libertar o País da dominação da Inglaterra, que oficializou somente em Dezembro de 1922. Já escrevi sobre este assunto em posts anteriores, quem quiser saber mais poderá dar um clicada aqui: http://conexaobrasilirlanda.blogspot.com/search/label/Filmes
Desejo uma excelente Páscoa para todos e obrigada por visitar o blog! Volte sempre.

2 comentários:

  1. Belas fotos, querida! Queria ter ido ontem, mas tive visitas em casa. Achei bem forte a imagem da lixeira lacrada...
    bjos e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Querido Lemos, voce sempre presente aqui e me incentivando. Obrigada amigo! Realmente a seguranca foi maxima. Pela primeira vez usei meu card de jornalista internacional e as gardas me ajudaram a chegar bem pertinho da cerimonia...hahaha...

    ResponderExcluir