domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um final de semana com muito Futebol Gaélico

Sempre tive vontade de assistir a uma partida de futebol no Crock Park, em Dublin. Moro praticamente ao lado do Estádio e nos finas de semana ficava observando a movimentação dos torcedores na rua de minha casa, famílias inteiras reunidas e embandeiradas. Finalmente chegou o meu dia. Novembro passado meu noivo comprou ingressos para vermos a semi-final do campeonato de Futebol Gaélico. La fui eu toda empolgada.... e pra quem queria ir uma "veizinha", fui premiada com ingressos para todo o fim de semana.

Gente! Que futebol mais diferente é aquele. É super dinâmico, jogadores usam mãos e pés ao mesmo tempo para conduzir à bola - aos chutes e socos – ate as imensas traves em forma de “H”. Outras diferencas  comparadas ao tradicional futebol: são 15 jogadores em cada time, a bola é mais pesada, a área do campo é maior (cerca de 130m x 80m) e o tempo de jogo é menor (partidas de somente 60 minutos).




Só depois de pesquisar na internet e analisar os jogos entendi a regra: “Jogadores podem avançar no campo com uma combinação de carregar a bola, "soloiar" (fazer uma embaixada e pegar a bola novamente), chutando, e passando a bola com os pés ou mãos para os companheiros de time.” Fonte: Wikipédia


O Futebol Gaélico e o Hurling são os esportes mais populares da Irlanda.
O que mais me chamou a atenção foi a ótima infra-estatura do estádio: com lanchonetes variadas, banheiros limpos e uma super segurança. Todos torcem com grande espírito esportivo e não vemos brigas. Quando você compra seu bilhete você tem a sua cadeira numerada, então você pode se locomover pelo estádio e voltar que seu assento esta guardado. No intervalo do jogo, a grande maioria vai comer algo ou beber cervejas, num espírito bem descontraído. Quando o jogo acaba a população sai rapidamente do Estádio, sem atrito. Perdedores e vitoriosos juntos e isto é muito bonito de se ver e muito bom de participar.


Veja a seguir este interessante video, onde o jornalista brasileiro Alvaro Garnero aprende a jogar futebol gaélico no coração da Irlanda e nos mostra as diferencas do tradicional Futebol em relacao ao Gaélico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário