sábado, 17 de abril de 2010

10 irlandeses ganharam o Premio Nobel



William Butler Yeats (Literatura) 1923
Recebeu o Nobel de Literatura de 1923. O Comité de entrega do prémio justificou a sua decisão pela "sua poesia sempre inspirada, que através de uma forma de elevado nível artístico dá expressão ao espírito de toda uma nação."



George Bernard Shaw (Literatura) 1925
Foi um escritor, jornalista e dramaturgo irlandês, autor de comédias satíricas que o tornaram espírito irreverente e inconformista. Recusou o Nobel de Literatura de 1925.












Samuel Beckett (Literatura) 1969
Foi um dramaturgo e escritor irlandês. Recebeu o Nobel de Literatura de 1969. Utiliza em suas obras, traduzidas em mais de trinta línguas, uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa no Brasil é a peça Esperando Godot.









Seamus Heaney (Literatura) 1995
Poeta e escritor - foi agraciado com o Nobel de Literatura de 1995.











Sean McBride (Paz) 1974
Foi um político irlandês e recebeu o Nobel da Paz em 1974, juntamente com Eisaku Sato, pela dedicação constante pelos direitos humanos em diversas funções e organizações.


Mairead Corrigan (Paz) 1976
Co-fundadora, junto a Betty Williams (ABAIXO), do Community for Peace People (comunidades de pessoas para a paz), uma organização que encoraja uma resolução pacífica dos conflitos que atingem a Irlanda do Norte. Foi laureada com o Nobel da Paz de 1976, juntamente com Betty Williams.


Betty Williams (Paz) 1976
Ativista pela paz mundial, foi graciada com o Nobel da Paz de 1976, é co-fundadora, junto a Mairead Corrigan, do Community for Peace People (comunidades de pessoas para a paz), organização que incentiva a resolução pacífica dos conflitos que afligem a Irlanda do Norte.








John Hume (Paz) 1998
Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1998, pelos seus esforços no sentido de uma solução pacífica para o conflito na Irlanda do Norte.





David Trimble (Paz) 1998 
Recebeu juntamente com John Hume o Nobel da Paz de 1998, devido a seus esforços por uma solução pacífica do conflito norte-irlandês.





Ernest Thomas Sinton Walton (Física) 1951
Recebeu o Nobel de Física de 1951, por trabalhos pioneiros sobre transmutação de núcleos atômicos através de partícula aceleradas artificialmente.







******************************
Prêmio Nobel
Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. Os prémios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mio_Nobel
Nobel jamais criou um prémio de Economia. O que se conhece por Nobel de Economia é na verdade o Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, que nada tem a ver com a Fundação Nobel.

Fonte: Wikipédia

7 comentários:

  1. Realmente a Irlanda tem contribuido muito para o desenvolvimento das idéias "no mundo". Existiram outros que também mereciam o Nobel, mas infelizmente não foram escolhidos. Dos escritores, gosto muito os quatro, mas quando li Samuel Beckett pela primeira vez, minha concepção do que era linguagem literária tomou outro rumo e nunca mais li da mesma maneira que antes. Ele está entre os dez escritores que mais adoro, sua escrita é única.

    ResponderExcluir
  2. Caramba. Eu sabia dos escritores. Não imaginava, no entanto, que tinhamos ganho tantos prêmios da paz. Por essas e outras que é um prazer "ser" irlandês.

    ResponderExcluir
  3. Ninil e Mr. Lemos...eu tambem nao sabia que os irlandeses tinham conquistado tantos premios Nobel. Quando fiquei sabendo disto, pasmei e ate coloquei este post pois acho que valia a divulgacao desta informacao. Sem duvidas nenhuma os Irlandeses tem muitos meritos na formacao da ideas do mundo, afinal e um povo milenar e tem um coracao super bom (assim eu acho). rsrsrs...bjs

    ResponderExcluir
  4. Interessante! Walton talvez tenha sido o irlandês com o nome mais longo da história!

    ResponderExcluir
  5. Ana, nao tinha pensado nisto, vc fez uma otima observacao, os irlandeses tem os nomes pequenos mesmo. Aqui se tem a tradicao de ganhar um outro nome quando se e batizado (mas eles nao usam este nome nos documentos).
    Vou me casar agora e a familia de meu noivo perguntou sobre o meu sobrenome, ou seja, como iria ficar. Falei que iria conservar o meu sobrenome e que iria acrescentar o sobrenome dele. Acho que eles acharam meio estranho, mas respeitaram...rsrsrs...Aqui a mulher quando casa, passa a usar somente o sobrenome do marido...acho que por isso sempre os nomes deles sao pequenos.
    Estou torcendo para que o Vulcao na atrapalhe a minha viagem na quinta. Reze por mim...Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito legal,né?
    Acho que a Irlanda, se analisarmos pelo seu tamanho e população,tem uma cultura riquíssima, digna mesmo de premio Nobel. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir