segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que seríamos de nós se não fossem os artistas?

Moro em Dublin há mais de dois anos e uma coisa que me impressiona a cada instante em que saio de casa são os “Artistas de Rua”. Ah, como eles enchem esta cidade de alegria. E só você andar pelo centro que, com certeza, encontrará alguém tocando, fazendo mímicas ou malabarismos, desenhando, cantando... Gostoso e bonito de se ver. Depois que se conhece a Irlanda é fácil de entender o porquê aqui se produz tanta cultura boa, seja na música, dança, literatura, etc. e tal. Não sei explicar, mas sinto no ar aqui certo cheiro de criatividade e amor pela Arte.

Ontem estava uma tarde linda, céu azul e bastante quente. Aproveitei o dia e fui rapidamente ao Stephen’s Green para fazer algumas fotos e me deparei com dezenas de artistas. Não sei exatamente se eles vivem somente da Arte ou se têm algum outro serviço paralelo. Será possível viver somente fazendo Arte nas ruas de Dublin? Veio-me esta dúvida na cabeça. Falo isto porque aqui as pessoas os ajudam doando moedas, normalmente colocam o dinheiro em uma caixinha que fica no chão, durante a apresentação. Alguns vendem seus próprios CDs, livros e também artesanatos. Geralmente eles ficam ao lado dos shoppings. Talvez ganhem algum “money” dos comerciantes também. Desculpe-me, mas isso eu não sei responder. Vou entrevistar alguns deles e prometo que voltarei aqui para falar sobre o assunto.

Veja o vídeo abaixo! Espero que gostem.


Para vocês terem uma idéia de como isso é forte por aqui, ano passado ídolos musicais como: Glen Hansard, Lian O’Maonli, Mundy, Paddy Casey, Damein Rice e Paul Hewsont (este último é o Bono do U2) se apresentaram juntos na famosa rua Grafton Street na véspera do Natal. Infelizmente, acredito que no Brasil seria impossível famosos artistas fazerem algo assim devido a vários fatores que prefiro não comentar aqui.


                                       
Minha Cidade - Brasil

Isto tudo me fez recordar do tempo em que trabalhei em minha cidade. Lutei por quase 10 anos na implantação e funcionamento de uma escola municipal de música. Quando sai de lá, vi os frutos de meu esforço e cerca de 150 alunos estudando gratuitamente. Hoje, Cristina, no sul de Minas, tem muitos músicos, o que culminou em um grande festival “Café com Música” http://cristina.mg.gov.br/?page_id=57 que acontece todos os anos, com oficinas (músicos renomados) e apresentações por toda a cidade. Pensar nisto tudo me deixou com o coração feliz e fez-me pensar fortemente que é fantástico viver. O meu sonho é chegar um dia em Cristina  e ver os músicos tocando nas esquinas num dia qualquer. Quem sabe um dia ainda verei.
E para terminar cito a famosa frase do poeta Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena; e deixo a interrogação: - O que seríamos de nós se não fossem os artistas?

Se quiserem ver algumas fotos que fiz na tarde de Ontem, visitem meu outro blog

"Vida em Cenas" http://fotografia-dandawalsh.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Ai Sandra, que saudades da Grafton Street... tbm sempre tive a curiosidade de saber se eles ganham todo seu money só com estas apresentações! Eu mesma pensei em parar por lá e fazer algo para ganhar um dimdim hahaha
    Coloca mais fotos pra eu matar as saudades, ok?
    See you!
    beijos*

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, que bom ver seu comentario aqui no blog. Fiquei super feliz em saber que voce esta lendo os artigos e vendo as fotos. Claro que vou colocar muitas fotografias pra voce matar saudades...
    Entao, vou conversar com eles e assim ficaremos sabendo a respeito do dimdim.
    Por que voce nao se apresentou la? Quem sabe ficaria rica... rsrsr
    Beijo grande ...See you!

    ResponderExcluir
  3. Belo post. Amo nossa cidade e sou fã dos artistas da Grafton. Cada vez mais, sou seu fã tb! You rock, Danda!!!! bjoca

    ResponderExcluir
  4. Receber esta sua mensagem me deixa ainda mais feliz porque acho voce um cara de personalidade e de uma alma super, hiper bondosa. Tambem amo os artista daqui!

    ResponderExcluir
  5. Oi Danda
    Pela primeira vez entro em seu blog.A via?
    Vejamos:entro em "deixo ler" de Anabel, minha amiga, ligada em fotografia...passo para "Madruga em claro" e lá encontrei você...
    Irlanda, Dublin ( até já encontrei alguém dessa cidade na correspondência do meu blog) e nesta cidade tenho um sobrinho que foi para aí com os mesmos objetivos que você. Tem cara, cor e cabelos de irlandês...é músico, jovem e aventureiro...só podia parar na Irlanda!!!!!!
    Além do mais li um livro cuja autora enfoca a maior parte da história nas terras irlandesas...me liguei!
    Para desejar encontrar suas experiências foi um passo.Gostei do que vi e li!
    Sou avessa a perambular por blogs, embora eu mesma tenha um: vamoscirandar.wordpress.com

    Na verdade minha filha diz que sou "eremita" e que não alimento muitas "conexões" ao vivo ou internéticas...Não é verdade! Somente me distancio um pouco (ou muito?!) desses contatos rápidos e inconsequentes que flutuam no espaço virtual. A culpa?? Suponho que seja do meu espírito inquiridor e vasculhador que busca o mais profundo num relacionamento, mesmo sendo ele fortuito, temporário ou distante. Gosto de gente! Gosto de medir, comparar, apreciar sentimentos...meu blog é de POESIA!! Imagine! Que coisa mais "fora de moda"!!! As pessoas , hoje, querem se comunicar de forma telegráfica:
    dizer o máximo com o mínimo de caracteres!!!
    Às vezes, até para dizer coisa nenhuma...

    Gostaria muito de voltar a te contactar...mas não garanto muito por mim mesma...Entretanto precisava lhe dizer: voltarei a entrar aqui para conhecer um pouco da Irlanda através de seus vídeo e fotos.E conhecer um pouco de você .

    Um abraço meio desconfiado...mas sincero.

    Dinah Hoisel ( dinah.hoisel@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Oi Dinah, ler sua mensagem me deixou com grande alegria no coracao. Passei por seu blog tambem e adorei as suas poesias, ja estou la e voltarei tambem.
    Meu blog e como um calmante pra mim, que vivo longe das pessoas que mais amo e tambem da minha profissao. E uma forma de me comunicar com o mundo e comigo mesma.
    Concordo contigo no quesito de profundos relacionamentos, sempre tento cultiva-los, mas neste mundo tao grande e com a ferramenta da internet podemos alongar mais ainda a chance de conhecer pessoas, nao acha?
    Acredito que seu sobrinho deva estar amando esta cidade porque Dublin e super musical.
    Obrigadissima pelas belas palavras... ate breve.

    ResponderExcluir