quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Riverdance - um show de vida

Mês passado fui assistir em Dublin a apresentação do “Riverdance”, grupo de dança folclórica irlandês, considerado um dos maiores do mundo. Jamais imaginei que um dia veria ao vivo estes brilhantes dançarinos suando a camisa e esbanjando energia no palco. Estar no antigo Gaiety, um dos principais teatros da cidade, apreciar os movimentos sincronizados dos bailarinos, ao som impecável dos seus sapatos, sinceramente foi algo muito especial porque este grupo influenciou, indiretamente, a minha vida longo tempo atrás.



A primeira vez que ouvi falar do Riverdance, foi há mais ou menos 5 anos, quando participei de alguns treinamentos do SEBRAE e também do “Conexão Ser” http://www.institutoconexaoser.com.br/. Nesta ocasião, os palestrantes usaram vídeos deste grupo para explicar os significados de Liderança, Superação, Dedicação, Paciência, Disciplina, Atitude, Força de Vontade, seja na vida diária individual e coletiva ou também na organização empresarial.

Lembro-me que naquela época, a música e a rigidez do sapateado, misturados com a trajetória deste grupo – que despontou em 1993 como um grande sucesso após tempos de dedicação absoluta - criou em mim um enorme frisam. Questionamentos me vieram à cabeça, fazendo-me traçar alguns planos, como metas e períodos preestabelecidos, que foram anotados em um caderno.

Ontem, após muito "tricotar" em um delicioso almoço entre amigas, na casa da Karine do blog ká.Entre.Nós  http://www.kaentrenos.net/,  Eu, Karine  e a Nívea, do Sealed With a Kiss, http://nsswak.blogspot.com/,  revi meu caderninho e dei boas risadas. (Obrigada Ka e Nivea pelas adoráveis horas de ontem...)
Além de outras anotações, lá estava escrito: Danda vai aprender Inglês e encontrar um grande amor. E cá estou eu, morando na Irlanda, aprendendo o idioma e casada com um irlandes...rsrsrsr... Esta é uma prova evidenciada que quando “acreditamos, queremos uma coisa e nos esforçamos por ela, todo o mundo conspira.”

– E agora eu pergunto: Danda, quais são seus novos focos? E você...que esta lendo este post, qual é o seu sonho?

Meu conselho: Se você pretender vir estudar aqui na Irlanda: planeje, leia sobre o local e estabeleça metas. Lembre-se do exemplo do Riverdance, porque para dançar daquele jeito, somente mesmo com muita Superação, Dedicação, Paciência, Disciplina, Atitude, Força de Vontade, etc e tal. O meu conselho pra mim: ESTUDE MAIS, Disciplina DANDA!

O SHOW

Falando rapidamente sobre o show, recomendo a todos irem. São cerca de 2 horas num mix de música e dança das culturas antigas. Na primeira parte exploram-se os temas: Terra, Sol, Fogo e Lua, com conteúdo, sobretudo, céltico. Na segunda parte, a cultura irlandesa mistura-se, expondo-se a influências de outras culturas, com o dança e música cigana e americana. Os dançarinos se comunicam com a platéia não só com o som dos seus sapatos, mas também com os olhos e sorrisos. Foi demaisssssss ver todo aquele sincronismo e energia juntos.

8 comentários:

  1. Amei o post e mais ainda nosso almoço ontem!
    Muito obrigada pela visita, só ficou faltando o elogio aos meus dotes culinários! hahahaha

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine...seu macarrao a carbonara estava maravilhoso, amei os bolinhos tambem, a cervja entao estava no ponto, mas o que eu mais gostei foram das pessoas e dos momentos de conversa. Apos, ate senti vontade de abrir meu caderninho...hahahaha... bjs grande

    ResponderExcluir
  3. Coisa linda! O post e o encontro das blogueiras mais queridas da ilha! Saudade de vcs todas...

    ResponderExcluir
  4. Lemos, o almoco foi bom demais mesmoooo. Quando vcs voltarem faremos algo com todos...bjs e saudades tambem.

    ResponderExcluir
  5. vou assistir a apresentação do grupo celtics legends no teatro bradesco dia 10 de maio ja que o grupo riverdance mesmo não tem perspectiva nenhuma de vir ao Brasil . Eu tinha em minha coleção de videos no computador o grupo riverdance mas nem sabia que era ele . Peguei o video por achar a performace deslumbrante !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Riverdance fará apresentações no Brasil em agosto (de 14 a 19), no via Funchal. Já comprei meu ingresso, estou animadíssima!
      Danda, vou escrever minhas metas e espero alcançá-las como você!
      Beijos!
      Regina

      Excluir
  6. Ola Anonimo... eu acredito que vale a pena ver a danca irlandesa com qualquer grupo, pois e muito diferente e envolvente. Riverdance e o tope, como voce disse a performance e deslumbrante. Espero que voce divirta-se dia 10 de Maio, depois me conta o que achou. abracos.

    ResponderExcluir
  7. Danda, boa noite!!!

    Gostei muito do seu blog, comecei a fazer aula de dança cigana e um belo dia meu professor colocou uma musica irlandesa. Senti uma emoção tão grande, que veio do fundo da minha alma. Agora, por acaso estava procurando informações sobre o riverdance e achei o seu blog. Achei muito interessante. Realmente as coisas não acontecem por acaso, é só desejar com o coração que acabam acontecendo. Grata, abs, Claudete.

    ResponderExcluir