sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Irlanda abriga a construção mais antiga do mundo

Apesar de ser pequena territorialmente, com somente 450 km de comprimento e 300 km de largura, a Irlanda é de uma beleza incontestável. Viajar aqui é como voltar ao longínquo passado. Aqui abriga a “construção” considerada a mais antiga do mundo, o Newgrange, localizado no Condado de Meath. Este túmulo foi construído entre 3200 a.C., antes da pirâmide de Quéops no Egito e do conhecido círculo de pedras, Stonehenge na Inglaterra. (A esquerda: Mapa da Irlanda, em vermelho Condado de Meath)

Newgrange


Também no Condado de Meath estão localizados outros importantes túmulos Knowth, Dowth (da mesma época de Newgrange - os 3 são considerados patrimônios da UNESCO), Fourknocks, Loughcrew e Tara. Há debates sobre se essas estruturas megalíticas foram construídas como tumbas, templos sagrados ou observatórios astronômicos. Quem quiser saber mais sobre estes monumentos e só acessar o site: http://www.knowth.com/index.htm.

Knowth

Dowth

Fourknocks

 Loughcrew

Tara

No Condado de Tyrone está localizado outro importante sítio arqueológico, Beaghmore, datada de 1500 a.C.. Foi descoberto em 1940 e consiste de sete círculos de pedra. Várias teorias foram apresentadas sobre a sua utilização, incluindo observação astronômica, enterros e rituais.

Beaghmore

Na Irlanda podemos apreciar ainda a arquitetura da Era Medieval. A cada canto que se olha se vê algum castelo ou igreja (inteiro ou em ruínas) e um cenário geográfico mágico. Só para vocês terem uma idéia da riqueza histórica deste País, em toda a Ilha existem 383 castelos, estando 323 na República da Irlanda e 60 na Irlanda do Norte, segundo fontes na Wikipédia. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_castles_in_Ireland
Muitos destes castelos podem ser visitados, uns são museus, em alguns moram certos milhonários e outros têm a funcionalidade hoteleira. Imagina, aqui você poderá se hospedar em um enorme castelo, mas, claro, o valor será bem salgado também. Rsrsrsr... Mas, tomem cuidado, pois como conta a lenda, alguns deles são freqüentados por fantasmas. http://www.fantasy-ireland.com/Ireland-haunted-castles.html

Os castelos que valem a pena visitar
considerados os mais belos da irlanda

1. Castelo de Donegal 











2. Castelo Dromoland









3. Blarney Castelo










4. Ross Castelo











5. Castelo Ballinacarriga













6. The Rock of Cashel










7. Castelo de Kilkenny









8. Castelo Malahide









9. Castelo John King’s









10. Luttrellstown Castelo










11. Dublin Castle








Veja os castelos no Youtube



É muito bom saber sobre História, mas não há nada como experimentar a realidade. A Irlanda, para mim, é sem duvida um local que vale a pena conhecer, aqui existem milhares de outras maravilhas que podem ser vivenciadas. A Irlanda é um local que me faz viajar nos livros do Rei Arthur e das Brumas de Avalon, que marcaram a minha adolescência.

Como disse o escritor Frank O’Connor “Seria preciso mais de uma vida para descobrir a razão de existirem tantas ruínas na Irlanda, mas será uma viagem de descoberta divertida, tentar ao menos raspar a superfície”.


3 comentários:

  1. Aaahhhh, Danda!! Tenta esse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=73Rzvm-0X28
    hehehe

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ja esta publicado amigo....valeu pela dica!Procurei mesmo um video legal em portugues, mas nao achei, o de voces esta perfeito. Voce sempre me ajudando. Otimo final de semana. Amanha vou trabalhar muitoooooo. bjs

    ResponderExcluir
  3. Esta informação está desatualizada, a construção mais antiga do mundo é Göbekli Tepe foi datado por volta do ano 9.000 a.C.

    ResponderExcluir