domingo, 15 de maio de 2011

Visita da rainha da Inglaterra, do Obama e a final da Liga Européia agitam Dublin nas próximas semanas

Quem anda pelo centro de Dublin pode perceber que a cidade esta agitada com três grandes acontecimentos nestas próximas duas semanas. Na terça- feira, 17, é a vez da rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, chegar ao País permanecendo aqui por 4 dias; no dia 18 acontece à final européia de Futebol e no dia 22, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, vem, entre outras coisas, visitar o local dos seus antepassados durante 2 dias. Com tudo isto acontecendo ao mesmo tempo, a polícia irlandesa (Garda) tem trabalhado pesado para manter a paz por aqui e realizar uma das maiores operações de segurança de sua história



Desde a semana passada a segurança está reforçadíssima, mais de 10 mil policiais estão trabalhando em Dublin, vindo de outros locais da Irlanda. A Garda tem visitado os moradores que residem próximos aos locais que serão visitados pela Rainha e por Obama para pegar informações sobre quem mora ali. Postes e os bueiros das ruas estão sendo inspecionados como prevenção de bombas e todas as lixeiras, que em outras ocasiões eram somente lacradas, desta vez foram totalmente retiradas do centro da cidade. Ontem algumas ruas já foram totalmente fechadas e estão sendo fiscalizadas 24 horas por dia por policiais.


 Se você quiser saber por onde a rainha vai passar e só olhar pelo chão e
ver as marcas de tintas - da fiscalização da Garda.

Suspeitas de Bombas

Quatro regiões foram evacuadas por suspeita de bomba na última semana: a Talbot Street, a Guinness Store, a Dunsink Tip Head e a Connolly Station. Durante as operações cerca de três explosivos caseiros foram encontrados. No dia 12, uma casa em Crumlin foi danificada por uma bomba lançada durante à noite e outras suspeitas continuam amedrontando a população. A Garda deteve um irlandês convertido ao Islã, em 13 de Maio, que supostamente ameaçava assassinar o presidente americano Obama, segundo Notícias Terra, http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5126859-EI8142,00-Policia+detem+muculmano+irlandes+por+ameacas+contra+Obama.html


Todos estes acontecimentos estão mudando a rotina da cidade: o sistema de transporte tem atrasado, vias públicas interditadas, algumas pessoas estão sendo evacuadas de suas casas durante certas inspeções, moradores de algumas ruas não poderão retirar ou guardar na garagem seus veículos durante um período. O que posso sentir, quando converso com os irlandeses, é um ar de descontentamento, sobretudo, com a visita da rainha Elizabeth. Esta será a primeira vez que a monarquia britânica visitará a Irlanda desde que o País conseguiu a sua independência frente ao Reino Unido em 1922. A rainha, de 84 anos, será acompanhada por seu marido, o príncipe Philip. O último monarca britânico a visitar a Irlanda foi o rei George 5.º, em 1911.

Manifestação

Hoje pela manhã, aconteceu uma manifestação pacífica contra a vinda da rainha, no centro de Dublin, perto do Garden of Remembrance, um dos locais onde a rainha irá visitar. Durante o movimento BRITAIN OUT OF IRELAND, os irlandeses relembraram o quanto eles sofreram com a soberania da Inglaterra, falaram sobre a sua indignação de não poder andar livremente pelas ruas de Dublin devido à vinda dela e mostraram-se infelizes com a visita da rainha ao Garden of Remembrance, pois este jardim é justamente dedicado aos homens e mulheres que morreram pela liberdade da Irlanda e são considerados heróis aqui. O movimento  está sendo organizado pelo Eirigi, partido político republicano e socialista irlandês - formada em Dublin em abril de 2006. No   site http://www.eirigi.org/ tem informações sobre  as manifestações que serão realizadas no decorrer desta semana. Na página tem até a contagem regressiva da chegada da rainha aqui.

Veja a historia do jardim no blog Vida na Irlanda:




Além de outros locais, está também na agenda da rainha a visita ao Estádio de Futebol Croke Park, local do massacre de 1920 - conhecido como Domingo Sangrento - onde 14 civis foram mortos pelas tropas britânicas.


Conversando com meu amigo e jornalista Ernani Lemos - do blog http://madrugaemclaro.blogspot.com// e freelancer da http://tv.terra.com.br/ – ele disse que a segurança está tão grande que os jornalistas cadastrados não poderão circular com seus próprios carros, eles serão transportados por veículos oficiais durante a cobertura das visitas da Rainha e do Obama.

 A imprensa do mundo todo estava presente no local

Final Européia - UEFA

Dublin está tão envolvida com a visita da Coroa Britânica e do presidente dos E.U.A que a Final Européia - UEFA - parece estar passando despercebida por aqui, um tanto sem brilho. A impressão que tenho é que os donos do palco são Elizabeth II e Obama. Isso é realmente Inacreditável, pois os irlandeses amam Futebol e será a primeira vez na sua história que a República da Irlanda vai sediar a final de uma competição européia, no novo e moderníssimo Aviva Stadium. O troféu da UEFA 2001 ficou durante toda a semana passada exposta na Biblioteca Pública do shopping ILAC.









Eu fui ver o troféu da UEFA

Aviva Stadium

Para os que estão por aqui ou vêem visitar Dublin, quem sabe poderão ter a honra de tomar os chá das 5 com a rainha Elizabeth II (hahahaha), ver os portugueses com a bola toda ou assistir ao pronunciamento público do Obama (ainda não confirmado). Para a Garda local muito trabalho nas duas próximas semanas! Para o governo aproximadamente 30 milhões gastos com a segurança. Vamos ver o que acontece, espero que seja tudo na santa paz e que renda bons frutos para a economia da Irlanda.

Mais fotos da manifestação









4 comentários:

  1. Parabens Sandroca! Adorei o site, estava a procura de noticias sobre a vinda da rainha, encontrei aqui, e ainda fiquei sabendo que obama esta vindo e a final da Copa da UEFA. Vou visitar mais vezes seu blog para ficar antenada nas noticias de Dublin! Beijo!!!
    Juliana Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju... Fico feliz de voce ter me encontrado por acaso. Isso quer dizer que meu trabalho ajuda as pessoas e informa tambem. Obrigada por seu comentario. Bjs e volte sempre ... te ligo esta semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Danda!! Ótimo te ver na ativa assim, querida! bjoca

    ResponderExcluir
  4. Voce e um anjo Ernani! Gostou da sua foto? Obrigada sempre pela amizade e apoio. Te adoro amigo!

    ResponderExcluir