segunda-feira, 22 de março de 2010

Croke Park proporciona um caldeirão de Cultura

Eu era como a Karine (do blog Ká.Entre.Nós, que eu adoro), que somente assistia futebol na época da Copa do Mundo ou quando o Brasil jogava, mas morar na Irlanda e estar noiva de um irlandês isto é quase impossível. Como uma boa companheira, tenho que ter paciência para assistir, ou tentar, ao campeonato de futebol Europeu, Gaélico, Rugby, etc. e tal...e olha que já estou entendendo um pouquinho (risos).

No Sábado, fui registrar a movimentação dos torcedores nos arredores do estádio Croke Park, em Dublin, que tem capacidade para 82 mil pessoas. Saí de casa com minha câmera nas mãos pronta pra fotografar e gravar alguns momentos para vocês entenderem a loucura dos irlandeses por qualquer tipo de futebol; e confesso que me diverti bastante. Não é somente em Sant Patrick’s Day que os irish se vestem de verde. E só a Irlanda disputar a um “game” que os vemos todos enfeitados com bandeiras, chapéus, camisetas e cachecóis. Tudo isso para torcer pelo País, um enorme sentimento de patriotismo e esportismo que é até legal de se ver.







A Seleção Irlandesa de Rugby disputou com a Escócia neste dia. Então vocês devem imaginar a mistura cultural: um bando de irlandeses caracterizados e um bando de escoceses vestidos com os seus saiotes, chamados “kilt”. Quando vi aqueles homens de saia, fiquei pensando: Será verdade que eles não usam cuecas embaixo das saias? Então... fiz esta pergunta ao meu noivo e ele fez um sinal pra eu levantar a kilt de um irlandês e disse: "- Try Danda!" Mas quem disse que eu tive coragem, até que seria emocionante, e ainda estou com esta dúvida na cabeça. (risos) Quem puder me ajude a decifrar.




Andando no meio daquela multidão ouvi um som diferente e fui verificar. Era um jovem menino tocando gaita-de-fole, tradicional instrumento da Escócia, que tem uma peculiaridade onde o músico não precisa pausar para respirar, pois a gaita tem um mecanismo contínuo, bem diferente dos outros instrumentos de sopro. Eu acho  a melodia interessante, apesar de ser um pouco repetitiva para meu gosto. O mais interessante era que o menino usava a camiseta da seleção irlandesa e a saia dos escoceses, acredito eu, para agradar as torcidas e ganhar "money" dos dois lados. Inteligente o garoto...
Mais a frente, tentei fotografar uma banca de vendedores ambulantes e de-repente a dona gritou: “- For take a pictures is five euros”. E eu respondi “– Oh my god! you love money a lot” e todos que estavam por perto gargalharam com a situacão e com a “munheca” da vendedora. Enfim, nao fotografei esta banca, mas tirei foto de uma outra logo em seguida.

E para fechar a tarde e a caminhada com chave de ouro e fazer “My Love” feliz, o famoso jogador da Seleção Irlandesa de Rugby, Jerry Flannery,  passou bem pertinho de nós. Ele - que estava impossibilitado de jogar a esta partida - ficou sorridente e simpático algum tempo ali, conversando e dando autógrafos. Sinceramente, se não fosse meu noivo estar comigo, nem veria o tal atleta. Como já disse: - Me esforço, mas sou um desastre em assuntos de futebol. (risos). Estou melhorando minha gente! Hoje já sei que no passado a maioria dos jogadores de Rugby na Irlanda eram doutores e ricos, o que fez este esporte ser elitizado por aqui.

Voltamos pra casa rapidinho para assistir ao jogo, é claro, mas os irish foram infelizes. A Irlanda que era a favorita perdeu para Escócia por 23 a 20. Com a derrota, a Irlanda perdeu a chance de lutar pelo bicampeonato do Six Nations. Nos últimos sete anos, a Irlanda foi soberana, conquistando cinco títulos. Com a surpreendente derrota, o título da competição ficou com a França. (Foto ao lado RTE)
Hoje eu sei que quem disse que Futebol não é Cultura estava errado com esta afirmação.



Veja um pouquinho desta aventura


 Saiba mais sobre o Hugby

Em 1823, durante uma partida de futebol nathe close ao rugby school, na cidade do rugby, na Inglaterra, diz a lenda que william webb ellis, sem muita hablidade com os pés, ficou nervoso que a sua equipa perda, agarrou a bola e partiu em direcção a golo adversário. Alguns adversários, vendo a cena, tentaram impedi-lo de correr enquanto outros o xingavam. O que para alguns pareceu maluquice para outros foi fantástico: “é assim que queremos jogar”. A partir dai, começou a fazer regras diferentes em cada cidade ate que a associação de futebol resolveu adaptar as duas àquele novo jogo, não dando muito certo. Quando da tentativa de uniformização das regras, houve divergências que acabaram levando a formação de dois órgãos distintos do Rugby Football Union e o Rugby Football League. Este ultima esta entre o rugby tradicional (Union) e o futebol americano. O rugby transferiu-se facilmente para outros países, principalmente colônias inglesas, graças aos súbditos da Rainha Vitoria que espalharam o exporte pelo mundo. Aonde chegava, encontrava imediata aceitação entre as escolas, universidades e forças armadas. Os soldados, que eram enviados em missões para outros países, acabavam espalhando o exporte com finalidade de desenvolver o físico, a mente e o espírito de grupo. Na África do Sul, foi usado para aproximar britânicos e africanos. Na Irlanda, para reconciliar católicos do sul, foi usado para aproximar britânicos e africanos. Na Irlanda, para reconciliar católicos de sul e protestantes do norte. Graças a atitude irreverente de William Webb Ellis, o rugby tornou-se um exportes com capacidade de unir os homens. Na particular ele não foi nenhuma celebridade, chegando mesmo a ser esquecido. Quando deixou a Public School of rugby transferiu para Oxford, formando-se padre. Hoje em dia a Taça dada ao Campeão Mundial leva seu nome.
Fonte: sites.google.com/site/historiadorugby/históriadorugby

Regras
Os 15 jogadores têm designações/funções diferentes
Defesas ou jogadores das linhas atrasadas - Pontas (2), centro (2), defesa ou arriére (1)
Médios - De formação (1), de abertura (1)
Avançados - Tanador (1) m, pilares (2), saltadores ou segundas linhas (2), asas (2), terceira linha (1)

A competição é dirigida por uma equipa de arbitragem constituída por
Uns árbitros que tem como função a segurarem o comprimento das leis do jogo;
Dos árbitros auxiliares/juízes de linhas que o auxiliam nessa função.


Veja tudo sobre Rugby na Irlanda - http://www.irishrugby.ie//

Tour Cultural pelo Croke Park

Atraindo visitantes de todo o País e ao redor do mundo, o Croke Park Stadium oferece um “Tour” em suas instalações durante quase o ano todo. As visitas são guiadas por um grande conhecedor da historia do estadio - de mais de 100 anos - que ira lhe mostrar a arenas esportivas, centro de conferências, vestiários, seção vip, centro de mídia, museu entre outros.

Horarios

Janeiro a abril e outubro-dezembro
Segunda a Sábado, 11,00, 13,00 e 15,00
Domingo 13,00, 14,00 e 15,00

Abril-junho
Segunda a Sábado 10,00, 11,00, 12,00, 13,00, 14,00 e 15,00
Domingo 13,00, 14,00 e 15,00

Julho-agosto
Segunda a Sábado 10,00, 11,00, 12,00, 13,00, 14,00, 15,00 e 16,00
Domingo 13,00, 14,00, 15,00 e 16,00

2 comentários:

  1. Oi Danda! Em primeiro lugar agradeço teu comentário e a leitura do meu blog! Em segundo lugar gostaria de elogiar o teu, pq além da estética muito bonita, o teu texto é muito completo e cheio de informações!! Bom... sobre os Kilts... não sei se usam algo por baixo, mas se for do tamanho da batata da perna do cara que está na foto comigo... Hehehehehe!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo uma tristeza perder para os primos escoceses. Mas vc registrou bem o belo espírito da festa. Aqui em casa tem uma gaita de fole que eu comprei há um tempo em Edimburgo. Um dia vc vai me ver tocando na Grafton... bjos

    ResponderExcluir