segunda-feira, 22 de março de 2010

Se você quer agradar a um Irish mande-lhe um cartão

Eu sei que o mundo está rápido, que as pessoas têm pouco tempo e as informações estão cada vez mais globalizadas, mas tem algumas tradições que - para mim - quando preservadas são de total bom gosto e fortalecem as relações interpessoais. Este é o caso da tradição de enviar cartões comemorativos via correio ou mesmo pessoalmente, usada até os dias de hoje pelos Irish. Então ... se você quer agradar a um irlandês nunca se esqueça de dar-lhe cartões. A Páscoa está chegando e é um bom momento para dizer-lhe alguma coisa de bom.

Aqui na Irlanda tudo é motivo para enviar ou receber um cartão, na verdade não é necessário ter um dia especial. Se não tem eles inventam. (risos) O comércio de cartões é tão forte que você poderá comprá-los em praticamente todas as lojas. Tem uma diversidade de temas inacreditável: desde os mais clássicos como nascimento de filho, aniversário, Natal, Páscoa, Batismo e Namorado; até os mais diferentes, desemprego, morte, doença, depressão, para a sogra(o), noivo (a), madrasta, padrinho (a) dentre outros. Alem disto, existem lojas que vendem alguns materiais para as pessoas confeccionarem seus próprios cartões, as crianças fazem muito isto aqui.
Eu posso estar errada, mas trabalho em casa de irlandeses a mais de um ano e meio e notei esta grande diferença. No Brasil, na maioria das vezes – por exemplo, no nosso aniversário - ganhamos presentes, mas os cartões quase sempre são esquecidos. Aqui, principalmente em datas especiais, as casas dos irlandeses ficam completamente lotadas de cartões e eles fazem até varais com eles, os pregam nas paredes, os colocam nas lareiras, em todos os cantos. Eles têm orgulho dos cartões.


Aconteceu uma coisa muito engraçada este ano, meu noivo não remeteu cartão no dias das Mães e também no aniversario do irmão. Bem, a minha futura sogra perguntou:  - Porque você não enviou um cartão para seu irmão? Sabendo disto, no próximo ano eu mesma os providenciarei. (risos)





Particularmente eu acho um grande ato de carinho receber ou enviar um cartão. Sou moderna, super adepta a internet, aos cartões e mensagens virtuais, mas nada mais educado e personalizado do que algo escrito por seu próprio punho. É uma tradição que está se perdendo, mas eu pretendo mantê-la.




2 comentários:

  1. É até estranho ver um país tecnologicamente tão à frente do Brasil utilizar uma maneira tão rudimentar para comunicar a celebração de uma data especial. Não sou adepto dos cartões, mas acho que é uma forma bonita de mostrar que se gosta de uma pessoa.

    A propósito, vim agradecer pelos elogios ao meu texto e pela divulgação do meu link no seu blogroll. É assim que vamos ganhar espaço na internet e poder ajudar os brasileiros que estão vindo para Dublin.

    Parabéns pelo seu blog e pela variedade de assuntos abordados. Teu noivo é uma ótima fonte de pautas, não deixe de pedir dicas a ele.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir