quarta-feira, 31 de março de 2010

Daffodil Day - Narciso x Câncer

Ainda falando sobre as flores e a Primavera, mas mudando o enfoque do assunto, vou contar algo que aconteceu comigo a semana passada quando fui despedir-me dos pais de meu noivo, que estavam voltando para Donegal. Minha sogra saiu do hotel para dar uma volta rápida pelo centro de Dublin e quando ela voltou tinha uma flor amarela em sua lapela. Achei meio estranho e diferente, mas pensei – “deve ser normal usar flores naturais por aqui, ela comprou um broche”. Ate aí tudo bem, mas não perguntei nada, por simples timidez. Olha só o que a desinformação faz ... rsrsrsrs ...

Á noite, quando assistia ao programa “The Late Late Show” na RTE (http://www.rte.ie/tv/latelate), muito parecido com o “Jô Soares Onze e Meia” - no Brasil, vi na platéia várias pessoas usando esta mesma flor. Foi aí que meu noivo me explicou que todos os anos, nesta mesma época, inicia-se uma grande campanha contra o Câncer na Irlanda “Daffodil Day”. Então as pessoas compram esta flor “Daffodil” – conhecida como “Narciso Amarelo” - ou doam dinheiro por telefone ou via site; e o recurso adquirido é repassado para a "pesquisa" desta enfermidade aqui.



Narciso x Câncer
Perdoem-me a minha viagem, mas - como sou da área de Comunicação e Marketing - me veio uma curiosidade: Porque os Irlandeses usam o “Narciso” como logomarca de uma campanha de doação, sendo que esta flor simboliza o egoísmo, a insensibilidade e a vaidade?


Pensei nisto, pois me lembrei da história grega sobre Narciso: um rapaz famoso por sua grande beleza e orgulho e que jamais poderia ver a sua própria imagem. Esta maldição foi cumprida quando Narciso ficou encantado por seu reflexo na lagoa. Ele de tão fascinado por si mesmo, quando procurou admirar-se mais de perto, caiu na água e morreu afogado. No lugar, nasceu uma flor que passaram a chamar de "Narciso"; que tem - nos dias de hoje - os simbolismos acima citados devido a insensivel personalidade dele.

Continuei viajando e pensando sobre o uso da flor na logomarca da campanha:  "Talvez seja para as pessoas deixarem o egoísmo e fazer uma caridade em prol de todos. Talvez seja pelo fato de vermos a Daffodil por todos os cantos na Irlanda na Primavera, ser fácil de ser cultivada e multiplicar-se por aqui, tipo uma metáfora: “milhares de flores, milhares de doações."  Desculpem-me meus idiotas pensamentos. (risos) Enfim, cheguei a conclusão que é somente porque tem Narcisos aos montes aqui e é de fácil acesso. Ufa...O que voces acham?
Slogan
O Slogan da campanha este ano foi: “We are pinning all our hope on you”. Traduzindo, é mais ou menos assim: “Estamos depositando toda a nossa esperança em você”. Na página http://www.plantadaff.ie/ existe uma estratégia de Marketing bem interessante: quando as pessoas fazem uma doação, elas plantam virtualmente uma  flor e deixam  mensagens.


Bem, ser você estiver aqui ano que vem, já saberá que a florzinha amarela na lapela não é um simples “broche” (como eu pensei ..rsrsrs...santa ignorância) e sim trata-se de uma campanha contra o Câncer. Quem sabe poderá aderir, comprar a Daffodil, fazer uma boa ação e ajudar a esta “causa” que acontece aqui desde 1987, promovida através da Sociedade Irlandesa do Câncer.

Para mim foi legal também saber que a tal flor amarela que vemos em quase todos os jardins daqui é o tal Narciso da história que li e é cantada nos versos da imortal composicão de Caetano Veloso, "Sampa".
"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
chamei de mau gosto o que vi
de mau gosto, mau gosto
é que Narciso acha feio o que não é espelho
e a mente apavora o que ainda não é mesmo velho
nada do que não era antes quando não somos mutantes."



Oscar Wilde e a história de Narciso

O escritor irish Oscar Wilde, porém, tem uma maneira diferente de terminar esta história, que foi publicada no livro do escritor brasileiro Paulo Coelho.
Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades – deusas do bosque – e viram que a
água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas.
-Por que você chora? – perguntaram as Oréiades.
-Choro por Narciso.
-Ah, não nos espanta que você chore por Narciso – continuaram elas. – Afinal de contas, apenas de todas nós sempre corrermos atrás dele pelo bosque, você era o único que tinha o oportunidade de contemplar de perto sua beleza.
-Mas Narciso era belo? – quis saber o lago.
Quem mais do que você poderia saber disso? ­ responderam, surpresas, as Orniades
Afinal de contas, era em suas margens que ele se debruçava todos os dias.
O lago ficou algum tempo quieto. Por fim, disse:
Eu choro por Narciso, mas jamais havia percebido que Narciso era belo.
"Choro por Narciso porque, todas as vezes que ele se deitava sobre minhas
margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, minha própria beleza reflectida".
"Que bela história", disse o Alquimista.»
Paulo Coelho

Estatísticas do Cancro na Irlanda

Aproximadamente 30 mil novos casos de Câncer serão diagnosticados na Irlanda em 2010 e a doenca afetará um em cada três pessoas no futuro. Apesar dos avanços significativos na detecção precoce e tratamento, cerca de 8 mil pessoas vão morrer de cancro em 2010, o Câncer é responsável por 25% do total de mortes a cada ano.
Fonte: http://www.cancer.ie/

4 comentários:

  1. Adorei as divagações narcisísticas. E valeu por informar sobre o broche... hehehe. bjo

    ResponderExcluir
  2. Amei sua matéria!! Também moro na Irlanda nunca tinha me atentado a esse detalhe importantíssimo. Parabéns!! Adquiri bastante conhecimento. Isso significa que eu viajava muito mais que você...(risos)!
    Guria Gomes

    ResponderExcluir
  3. Oi Wagner, Mr Lemos e Guria...que bom que gostaram do post...volte sempre por aqui. Beijos

    ResponderExcluir