Ainda falando sobre as flores e a Primavera, mas mudando o enfoque do assunto, vou contar algo que aconteceu comigo a semana passada quando fui despedir-me dos pais de meu noivo, que estavam voltando para Donegal. Minha sogra saiu do hotel para dar uma volta rápida pelo centro de Dublin e quando ela voltou tinha uma flor amarela em sua lapela. Achei meio estranho e diferente, mas pensei – “deve ser normal usar flores naturais por aqui, ela comprou um broche”. Ate aí tudo bem, mas não perguntei nada, por simples timidez. Olha só o que a desinformação faz ... rsrsrsrs ...

Narciso x Câncer
Perdoem-me a minha viagem, mas - como sou da área de Comunicação e Marketing - me veio uma curiosidade: Porque os Irlandeses usam o “Narciso” como logomarca de uma campanha de doação, sendo que esta flor simboliza o egoísmo, a insensibilidade e a vaidade? 

Slogan
O Slogan da campanha este ano foi: “We are pinning all our hope on you”. Traduzindo, é mais ou menos assim: “Estamos depositando toda a nossa esperança em você”. Na página http://www.plantadaff.ie/ existe uma estratégia de Marketing bem interessante: quando as pessoas fazem uma doação, elas plantam virtualmente uma flor e deixam mensagens.

Para mim foi legal também saber que a tal flor amarela que vemos em quase todos os jardins daqui é o tal Narciso da história que li e é cantada nos versos da imortal composicão de Caetano Veloso, "Sampa".
"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
chamei de mau gosto o que vi
de mau gosto, mau gosto
é que Narciso acha feio o que não é espelho
e a mente apavora o que ainda não é mesmo velho
nada do que não era antes quando não somos mutantes."
Oscar Wilde e a história de Narciso
O escritor irish Oscar Wilde, porém, tem uma maneira diferente de terminar esta história, que foi publicada no livro do escritor brasileiro Paulo Coelho.
Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades – deusas do bosque – e viram que a
água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas.
-Por que você chora? – perguntaram as Oréiades.
-Choro por Narciso.
-Ah, não nos espanta que você chore por Narciso – continuaram elas. – Afinal de contas, apenas de todas nós sempre corrermos atrás dele pelo bosque, você era o único que tinha o oportunidade de contemplar de perto sua beleza.
-Mas Narciso era belo? – quis saber o lago.
Quem mais do que você poderia saber disso? responderam, surpresas, as Orniades
Afinal de contas, era em suas margens que ele se debruçava todos os dias.
O lago ficou algum tempo quieto. Por fim, disse:
Eu choro por Narciso, mas jamais havia percebido que Narciso era belo.
"Choro por Narciso porque, todas as vezes que ele se deitava sobre minhas
margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, minha própria beleza reflectida".
"Que bela história", disse o Alquimista.»
Paulo Coelho
Estatísticas do Cancro na Irlanda
Aproximadamente 30 mil novos casos de Câncer serão diagnosticados na Irlanda em 2010 e a doenca afetará um em cada três pessoas no futuro. Apesar dos avanços significativos na detecção precoce e tratamento, cerca de 8 mil pessoas vão morrer de cancro em 2010, o Câncer é responsável por 25% do total de mortes a cada ano.
Fonte: http://www.cancer.ie/
adorei o post...
ResponderExcluirAdorei as divagações narcisísticas. E valeu por informar sobre o broche... hehehe. bjo
ResponderExcluirAmei sua matéria!! Também moro na Irlanda nunca tinha me atentado a esse detalhe importantíssimo. Parabéns!! Adquiri bastante conhecimento. Isso significa que eu viajava muito mais que você...(risos)!
ResponderExcluirGuria Gomes
Oi Wagner, Mr Lemos e Guria...que bom que gostaram do post...volte sempre por aqui. Beijos
ResponderExcluir