Ano passado foi a primeira vez que participei das comemorações "Sant Patrick's Day" e confesso que me diverti muitooooo. Realmente é demais caminhar pelas ruas de Dublin em 17 de Março, quando é comemorado o dia do padroeiro da Irlanda - o missionário cristão - São Patrício.
Foto: Eu e minhas grandes amigas Gi e Monica
Senti-me como se estivesse em meio a um Carnaval no Brasil, mas é claro: em caráter bem menor. Digo isto pelo espírito festivo e animado que contamina a cidade, pubs lotados e pessoas fantasiadas. Vemos de tudo: duendes, fadas, mágicos, borboletas, lutadores, mulher maravilha, super homem ... e por aí vai a criatividade.
Confira neste vídeo
Para comemorar a data do padroeiro da Irlanda, acontecem grandes movimentos culturais - durante quase uma semana - por todo o País. Em particular, em Dublin - no dia oficial de São Patrício - tem um grande desfile a partir das 12 horas, iniciando no centro da Capital. Este ano o tema da Parada é “Extraordinário Mundo”. Vai uma dica: Vale a pena ver e quem quiser assistir é bom ir mais cedo para pegar um bom lugar.
Mais informações sobre a programação deste ano, você encontra no site oficial do Festival: http://www.stpatricksfestival.ie/cms/home.html. E só dar uma olhadinha e escolher o que quer fazer. Tem teatro de rua, artistas, marionetes gigantes, dançarinos e bandas da Irlanda e outros lugares. Divirtam-se e tirem muitas fotos como recordação.
No passado, o Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick's Day, em irlandês: Lá ’le Pádraig or Lá Fhéile Pádraig) era apenas uma celebração da Igreja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903.
Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O'Mara. Mais tarde, O'Mara introduziu a lei que proibia que os pubs fechassem no dia 18 de Março, uma providência que só foi mudada nos anos 70.
A primeira "parada" ocorreu em Dublin em 1931 e foi criticada pelo ministro Fitzgerald.
O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 17 de Março de 1996.
Em 1997, tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou cinco dias.
Quem foi São Patrício?
São Patrício (386 - 17 de Março de 493) foi um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba.
Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este facto. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.
Muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.
Fonte:Wikipédia
Quem quiser se divertir, podera assitir este desenho animado sobre a vida de Sao Patricio:
Estou assistindo o video! Muito empolgante!
ResponderExcluirVou incluir seu blog no rol de sites amigos.
Abraço